Guarulhos - SP
Fone: (11) 2088-4250
Goiania - GO
Fone: (62) 3295-8418
Redenção - PA
Fone: (94) 3424-1461
Marabá - PA
Fone: (94) 3322-2200
Parauapebas - PA
Fone: (94) 3346-4669
Altamira - PA
Fone: (93) 3515-5050

Blog Transportadora de cargas

Dicas para transportar cargas com eficiencia e segurança

Gerenciar uma frota não diz respeito apenas aos cuidados com os veículos em si, mas também, significa planejar, acompanhar e analisar todas as atividades realizadas por eles. E se tem alguma atividade que é central na Gestão de Frota – especialmente se a sua empresa é uma transportadora –, é o transporte de cargas. Aliás, ele é muito mais que apenas mais uma atividade, o transporte de cargas é o principal responsável pela sustentabilidade e crescimento desse tipo de organização.

Separamos algumas dicas que vão auxiliar no cuidado para um transporte de cargas mais eficiente e seguro.

A carga deve ser acomodada de maneira uniforme sobre todos os eixos, ficando a parte mais pesada no meio. Isto evita que o caminhão sobrecarregue peso em apenas um dos lados e ocorra o desabamento de cargas na via.

VEÍCULO ADEQUADO

Cada tipo de carga exige um veículo adequado. Cargas longas como: tubos e postes toras, não devem ser transportadas por caminhões que não possuem as dimensões necessárias para acomodá-las. Transportar em veículos inapropriados pode gerar má estabilidade do caminhão, danos na carga e até acidentes.

CONDIÇÕES DO VEÍCULO

O veículo deve ter boas condições para um transporte seguro. Caminhões antigos geram riscos de acidentes, derrubamento de carga e poluição do meio ambiente.

MOTORISTAS

Os motoristas devem ser orientados e treinados sobre como transportar devidamente as cargas e prevenção de acidentes e roubos. As pausas de descanso devem ser regularmente respeitadas, para que eles estejam sempre em perfeitas condições físicas para conduzir o veículo.

RASTREAMENTO

Durante o transporte, é interessante que as cargas sejam monitoradas, rastreando todo o percurso do transporte – desde o recebimento até a entrega final.

PESO IDEAL

O excesso de peso provoca um esforço maior na suspensão do veículo, exigindo maior necessidade de força para frenagem, aumentando os riscos de derrapagem, acidentes e perda total da carga. Respeite o limite exigido por lei e utilize os veículos conforme a sua capacidade de peso.

REFORÇO PARA CARGAS PESADAS

O transporte de cargas com peso líquido acima de 30 toneladas requer equipamentos especiais. Os cavalos mecânicos precisam ser reforçados. As carretas (reboques e semi-reboques) projetadas especialmente para esse tipo de transporte são: carretas tipo lagartixa para cargas altas; carretas
extensivas para cargas muito compridas, conjuntos modulares com distribuidor de carga tipo gôndola ou viga para cargas muito pesadas tipo transformadores, rotores etc.

Destino 100% certo e seguro

A Transpress possui as melhores soluções em manuseio e distribuição de pequenos e médios volumes para o estado do Pará, oferecendo um portfolio completo de serviços com tecnologia, inteligência, inovação, rastreabilidade e segurança.

TRANSPORTADORA DE CARGAS

Todos os direitos reservados. Copyright por TRANSPRESS

Formas de Pagamento: